Um adolescente leitor tem muita facilidade em escrever, falar, expressar-se entre outros, o importante realmente é estar bem informado sobre todos os assuntos que são discutidos na sociedade. É compreensivel que poucos adolescentes se interessem pela leitura, a idade nos possibilita a preguiça constante e a falta de vontade de obter conhecimento sobre algo que não nos "cative" .
Um bom leitor não tem medo de um livro grande, quanto maior o desafio, mais impolgante é o fim da história.
Há alguns truques para ir se acostumando com a leitura e fazer com que tal habito vire prazeroso.
1- Comece prestando atenção ao livros de literatura obrigatorios do colégio.
2- Leia revistas de moda ou esportes, logo jornais serão tão legais quanto.
3- Procure livros que o interesse, por mais que seja grande, um dia você vai terminar de ler.
4 - Não deixe um livro pela metade e pergunte a seus amigos o fim do livro.
5 - Peça conselho sobre alguns livros antes de ler
6 - Não julgue um livro pela capa.
7 - Saiba apreciar cada palavra do escritor.
8 - Se não entender um capitulo, volte e o leia até compreender.
9 - Para descobrir se realmente entendeu o livro, converse com um amigo sobre o livro.
10 - Por fim, pegue um livro que você nunca imaginou ler, este irá te surpreender.
Tenho que confessar que foi quase assim que comecei, li meu primeiro livro aos quatro anos, ele era bem fino, não foi instantâneo, não nasci gostando de livros, aprendi com o tempo que é necessário. Não esqueça que nunca é demais, ir aumentando a quantidade de livros, isto será muito melhor para seu aprendizado e irá te ajudar no vestibular, com certeza.
Swênya Camboim.
sábado, 3 de setembro de 2011
it's so hard to love me?
Tudo na vida tem explicação, temos tempo para tudo, mas nem sempre conseguimos conciliar e é isso que atrapalha a nossa cabeça e faz com que pensemos que o nosso coração está brigando com ela. Sentimento é algo muito relativo, cada um tem seu modo de pensar e sentir, não adianta um dicionário, não adianta um conselho muito menos imposição.
Complicado seria se não tivessemos escolha, o pior é que a indecisão mexe com a cabeça de todos, nas nossas escolhas diárias temos que abrir nosso coração e dizer sim pra algumas necessidades e com uma força ainda maior, dizer não pra o que não nos faz bem e só nos deixa pra baixo.
O nosso coração é movido por cada emoção e ele deve sempre estar de bem com o nosso cerébro pra que ambos não entrem em contradição, o amor anda lado a lado com a emoção, o descontrole foge da paixão e a cada dia que se passa, tudo se acumula em um só local, todas as dores, angustias, alegrias, decepções e paixões,heart.
You calm the storms
And you give me rest
You hold me in your hands
You won't let me fall
You steal my heart
And you take my breath away
Would you take me in
Take me deeper, now ♪
everything - lifehouse
Afinal, o que querem os adolescentes? parte 3
O que está em questão? Vestibular, let's go.
Primeiro, estar empolgado é um bom sinal, não estar nem ai, pessimo sinal. Ser esforçado é essencial, ser capaz mais ainda, mostrar a ti mesmo que a vida começa a partir da faculdade faz parte.
Confesso que é algo que me amedronta, como a muitos adolescentes, não conseguir realizar um sonho é realmente descepcionante, mas meu sonho não é apenas entrar na faculdade, é ser capaz, ser util e viver de bem com a vida, dormindo todos os dias com leveza.
Procuro enfrentar meus medos, pular as dificuldades, superar crises, me acalmar ouvindo musica, procurar uma luz no fim do tunel, ter o colo dos meus amigos e familia, se não fosse por isso, não teria uma base para seguir em frente.
Nunca desista de seus sonhos, corra atrás, mostresse capaz e não duvide do seu potencial, todo mundo é capaz de fazer o que deseja!
Swênya Maia
Mas é você quem tem que abrir o coração..♫
Vivemos em um mundo que não tem expectativas boas, onde tudo que é bom é conseguido com esforço e tudo que é ruim é conseguido facilmente, não podemos reclamar das pessoas ruins, pois quem as corrompe é a propria sociedade.
Não há desculpa pra maldade, existe possibilidades boas pra todos os cidadãos, mas para que uma sociedade funcione é preciso apenas uma coisa, um sentimento, uma palavra, um caminho, o AMOR.
Será que é realmente tão dificil assim amar? porque existem tantas pessoas egoistas e frias nesse mundo? o amor foi feito para ser transmitido. Existem várias formas de amar, podemos amar nossos pais, a Deus, aos nossos amigos, aos nossos bens, aos nossos professores, aos nossos livros, a nossa alma, ao nosso bem querer.
Hoje, sei que sou e sempre serei feliz por que eu amo, porque eu sei amar e por que sou amada.
Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que há falta de amor.
Vladimir Maiakóvski
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Qual o segredo para a felicidade?

Talvez, quem sabe, pode ser, deve ser isso, acho que não, porque será que eu não sou feliz? Tenho certeza que alguma dessas perguntas passou por sua cabeça ou algo parecido, nossa cabeça vive cheia de pensamentos que em certos momentos parecem não poder esperar. Uma pergunte que vi e não pude deixar de refletir foi isso, qual o segredo para a felicidade?
Bom, não temos como saber mesmo, isso é variável, cada qual tem algo que possa te fazer feliz, é só refletir e então, acha-se fácil e precisamos além de tudo, alimentar essa felicidade. Tem um trecho de uma música que eu acho que reflete bem isso : É impossivel viver só, sorrindo ♫
Eu não acho possivel e você ?
Dedico : Jéssica Raisa, um dos pontos que faz a minha felicidade.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Quando damos uma resposta

Estar entre a cruz e a espada, em um momento que você não pode dizer nada, estar em duvida, o que devo falar? Acontece, você apenas precisar dizer o que sente e pra isso não precisa sair nada da sua boca, fale com o coração...
A sua resposta pra Deus está dentro de você, sendo preparada ou não a hora chega e você não precisa estar pronto, agir com impulso nesse momento talvez seja uma das melhores opções!
Passando tão rapido está a vida e tudo o que você pode fazer é ir levando, engolindo seco que você precisa de uma força maior, ou não, isso é relativo como todas as coisas do mundo, você não quer andar junto ao mundo? então ande na contra-mão dele, se não, pode continuar se constrangendo fazendo o que nosso pai não quer e muitas vezes até você mesmo, porque pra se viver em um mundo como esse, quase todos acham que tem que seguir esse padrão de felicidade aparente, que é inutil por muitas vezes.
Você já sabe sua resposta? Eu já sei.
Siiiim!
Nós sempre precisamos de amigos, gente que seja capaz de nos indicar direções, dispertar o que temos de melhor e ajudar a retirar excessos que nos tornam pesados. É BOM ter amigos, eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos - Pe. Fábio de Melo.
Agradeço aos meus amigos e familia pela força, tive o melhor fim de semana do mundo, ao chegar em casa as lagrimas já não caiam, apenas sorrisos de alguém que serviu a Deus sem parar todo um fim de semana. Agradeço também a toda a FAMILIA EAC e aos meus padrinhos do encontro também que me fizeram muito bem e tenho certeza que de agora em diante seremos uma familia maravilhosa.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Péssimo Cidadão - atividade de redação (colégio)'
Receita - Péssimo Cidadão
Ingredientes
1/3 de falta de educação
2 colheres de sopa de ignorância
4 pessoa que te façam feliz
2 folhas de egoísmo
1 pitada de solidão
Modo de preparar
Pegue uma panela com água coloque dentro a falta de educação até que você a veja fluir. Quando estiver fervendo coloque uma colher de ignorância para dar um gosto mais amargo, em seguida corte quatro pessoas que te façam feliz em pedaços pequenos para que não possam tocar seu coração. E para que não queime coloque mais uma colher de ignorância, mexa até que fique homogênea, insira uma pitada de solidão e por ultimo corte as folhas de egoísmo e então estará pronto mais um péssimo cidadão.
Uma das minhas atividades de redação, legal não é?
Prof : Alcy
Colégio : Sete de setembro /2011
Ingredientes
1/3 de falta de educação
2 colheres de sopa de ignorância
4 pessoa que te façam feliz
2 folhas de egoísmo
1 pitada de solidão
Modo de preparar
Pegue uma panela com água coloque dentro a falta de educação até que você a veja fluir. Quando estiver fervendo coloque uma colher de ignorância para dar um gosto mais amargo, em seguida corte quatro pessoas que te façam feliz em pedaços pequenos para que não possam tocar seu coração. E para que não queime coloque mais uma colher de ignorância, mexa até que fique homogênea, insira uma pitada de solidão e por ultimo corte as folhas de egoísmo e então estará pronto mais um péssimo cidadão.
Uma das minhas atividades de redação, legal não é?
Prof : Alcy
Colégio : Sete de setembro /2011
quarta-feira, 4 de maio de 2011
o amor, e agora?

Quando percebemos que enfim estamos gostando de alguém, parece que o mundo vai acabar e que estamos em um labirinto onde os sentimentos estão presos as paredes e que mesmo tentando a única coisa a entrar são decepções e sofrimento a sair apenas as lágrimas de noites sofridas pensando onde estará.
Porque ter sentimentos? Sentir algo na garganta querendo sair, gritar para que todos ouçam o que tens a dizer e sem duvidas em alguma das suas frases será eu te amo, porque é inevitável quando tem amor, ou paixão, que seja você não vai conseguir esconder por muito tempo, um dia você irá conceder o seu amor por completo.
Há muitas situações em que possamos nos deparar com um novo ''amor'', pode ser uma amizade, pode ser o inicio de uma amizade, pode ser uma pessoa que você não suporta, ou pior ainda, uma pessoa que você já namorou ou ficou, e terminou, eu considero esse como o pior, você sofre muito mais, sabendo que um dia teve essa pessoa contigo e por mais que tenha sido ótimo, nunca foi o suficiente!
Como lhe dar com o amor? Me pergunto isso todos os dias.
Swênya Maia
sábado, 26 de março de 2011
And when i fall the hurt won't show up on me i only hope.

Tem dias em que tudo parece ser um mar escuro, onde você se afoga e não consegue ver o claro do dia, e ai pensa que é noite, o que ainda te lembra escuridão, você está a procura da luz e nada de a encontrar, isso é por que você está indo pra o lado errado, tentando fugir do escuro, você só consegue se aprofundar cada vez mais e sempre se perguntando o que há de errado. Talvez encarando isso de frente a luz se aproxime dos seus olhos e ela poderia estar o tempo inteiro perto de você, só que os seus olhos estavam fechados.
É inevitável chorar quando os seus olhos se abrem ou até mesmo com eles fechados, com eles fechados há o medo de abrir e não ter nada, com os olhos abertos a emoção predomina o peito e você finalmente vê que há uma luz no fim do tunel.
sexta-feira, 4 de março de 2011
Afinal, o que querem os adolescentes? / parte 2

O que está em questão agora é o que somos, na verdade não é algo muito fácil de se descobrir, essa história de somos o que queremos ser não é bem assim, sobre nossa ações agem duas forças principais : a razão e a emoção.
A razão muitas vezes te leva a não fazer coisas que talvez fossem te divertir, você pensa muito e acaba não agindo.
A emoção não te deixa pensar, é como uma adrenalina, quando você vê, já tem feito!
Quando adolescentes as pessoas pensam que são donas do seu próprio nariz, não é bem assim, se agirmos com a razão corremos menos o risco de bater com a cara no muro das consequências. Por outro lado agir com a emoção sempre haverá a duvida, pois nunca teremos certeza de nada, estaremos sempre com um pé atrás.
Geralmente não ficamos felizes de ter que agir com a razão, pois isso combina com responsabilidade em algumas ocasiões, pensando bem nem sempre precisamos agir certo, isso depende da experiência de cada um, o importante é errar e aprender com os erros, repetir as mesmas besteiras sempre fazem com que suas chances de agir com a emoção diminuam.
Swênya Maia
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Afinal, o que querem os adolescentes? / parte 1

Posso não ter certeza de nada, não fazer diferença no mundo, não ter muita coisa, não gostar de matemática, não ser um bom amigo. Pensando bem isso é algo comum, sou uma adolescente e escuto muitas incertezas da vida, e entendo, nós não sabemos nada, não somos crianças nem adultos, não somos grandes nem pequenos, e todas as nossas ações do presente vão decidir as futuras e podem ou não nos orgulhar do passado.
Tenho muitas duvidas, mudo de opinião quando me mostram bons argumentos, sou sincera, responsável e gosto de tudo certinho, contudo não estou satisfeita com nada, a não ser meus estudos.
Vivo escutando adultos dizendo que somos na verdade é aborrecentes que só sabemos exigir as coisas e não temos consciência de nada, discordo, existem exceções!
O que mais faço é pensar, porque essa coisa de agir por impulso não dá certo e aos poucos estou entendendo porque dos adolescentes quererem tudo e nada ao mesmo tempo, é tudo uma questão de indecisão, afinal estamos tomando decisões importantes todo dia, e um passo em falso pode ser um grande estrago.
Swênya Maia
S.O.S Rio de Janeiro, solidariedade e compaixão são as palavras da vez!

No começo do ano de 2010 houve enchentes em todo o estado do Rio de Janeiro, algo que na época pareceu realmente muito rave, inclusive escrevi uma matéria sobre isto no meu blog escolar.
Tudo o que pessoas que lá viviam era um começo de ano tranquilo e sem mais tragédias, infelizmente não foi assim, o Rio,assim como São Paulo e Santa Catarina, foi tomado por chuva. O mais triste de tudo foram as famílias que se acabaram, os sonhos que foram deixandos pra trás, as conquistas pelas quais tanta gente lutou a vida inteira; foram mais de 700 mortos, mais de 700 vidas, mais de 700 sonhos, 700 pessoas que ainda tinham muito o que viver, e tudo se perdeu devido a uma tragédia da natureza.
As pessoas que não foram ''atingidas'' estão tentando ajudar umas as outras recolhendo tudo em dooações que vem de toda parte e dando também uma ajuda nos abrigos; e por falar nisso tem um abrigo em teresópolis que eu vi em um jornal, abrigo esse para animais o que é certo,prova de que os animais não foram esquecidos.
Tomo essas revoltas da natureza como um aviso, e que aviso é esse? Ela está doente, isto é devido a umidade do ar, porém prefiro explicar isso como uma febre, a temperatura eelevada é o calor, a chuva é a fripe; Isso pode sim ser uma besteira da minha imaginação, só que eu prefiro dar uma resposta muito boa a natureza e esta seria o seguinte : - Estou ao seu lado e vou cuidar de você, talvez se todos fizessem isso possamos ainda ajudar o que nçao está perdido, e contem comigo, pois 99+1 é muita coisa e ai, poderemos enfim parar de falar tanto talvez e ajudar em alguma coisa dando uma resposta convicta.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Firework

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.
Augusto Cury
Do you ever feel like a plastic bag
Drifting throught the wind
Wanting to start again
tradução
Você já se sentiu como um saco plástico
Flutuando pelo vento
Querendo começar de novo?
- As vezes nos acordamos e bem a nossa frente há um espelho, este mostra nosso lado exterior, claro que não está lindo e arrumado logo, em seguida vamos nos arrumar, e colocar um sorriso no rosto para que as pessoas que moram conosco não percebam que o nosso interior não está satisfeito. Vivemos com máscaras de plástico em nossos rostos mostrando ao mundo capitalista o que ele quer ver, dinheiro sendo gastado e rodando pelas mãos dos que fazem o comercio do fim da natureza, e ai eu me pergunto será que estou fazendo um bem pra mim escondendo o que penso? Posso estar cometendo um equivoco achando que algumas coisas estão erradas e que as pessoas já não vivem como filhos da natureza que a milhões de anos atrás descobriram como fazer o fogo, agora vivemos como robôs que querem a cada dia produzir coisas que façam dinheiro, esquecendo assim de todos os sentimentos que possamos sentir a não ser o egoísmo.
- Posso não ser a dona da razão e estar certa no meu ponto de vista, porém eu soltaria fogos de artificio se no lugar de coisas materiais as pessoas dessem mais atenção ao que merece, ao amor, a Deus, a VIDA, ao que realmente importa quando já não estivermos nesse mundo, um mundo de mudanças e tragédias espirituais. E o que importa não são palavras é o que sentimos realmente, o que está dentro de nós e assim vamos destruindo as coisas que não fazem sentido para o mundo animal e nos damos conta de que não somos superiores a nada, e devemos nos curvar apenas ao que é certo para um fim digno de um filho dos céus.
- Queria ser invisivel pra esquecer de tudo e todos ao meu redor, porque nesse instante nada faz sentido mesmo que tenha significado, coisas que fazemos questão de ter como televisão, computador, celular são apenas vestigios da inteligência humana.
SwênyaMaia.
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Eu nunca consegui, saber diferenciar,não querer com não mais sentir, não merecer com não mais amar♫

As vezes precisamos de alguém ao nosso lado, para abraçar nos momentos mais precisos, para beijar quando der vontade de estar junto, para sentir o respirar por estar muito perto.
As vezes precisamos tomar decisões complicadas pra finalmente saber que a vida não é um mar de rosas e as coisas não são tão simples.
As vezes ter um relacionamento pode não ser uma grande responsabilidade, só que no meu caso é, é como se fossemos um só, e quando um tá triste o outro também está e assim sucessivamente...
vamos seguindo nessa vida de as vezes, de talvez, de quem sabe, porque a unica certeza na vida, é de que nascemos e um dia vamos morrer, fora isso, nada é certo.
Assinar:
Comentários (Atom)